MVP: System Center Cloud and Datacenter Management, MCT, MCSE, MCITP, MCPD, MCDBA
MVP Logo

Pageviews The process cannot access the file 'D:\home\site\wwwroot\Visitas2.xml' because it is being used by another process.
Pageviews 2018: 4296564
Pageviews 2017: 4351543
Pageviews 2016: 3991973
Pageviews 2015: 2675433
Pageviews 2014: 2664208
Pageviews 2013: 2399409
Pageviews 2012: 3209633
Pageviews 2011: 2730038
Pageviews 2010: 1470924
Pageviews 2009: 64608

Últimos posts

Categorias

Arquivo

Tags

Ferramenta de Sizing Gratuita e Online da Dell

Um de meus colegas de trabalho ontem enviou um email comentando sobre esta ferramenta online da Dell para sizing de Virtualização (Hyper-V, VMWare e Xen), SQL Server, Exchange, Oracle e HPC em http://content.dell.com/us/en/enterprise/large-enterprise-solutions.aspx

image

É claro que estas ferramentas não são o unico recurso que deve ser utilizado em um sizing, mas dão uma idéia muito boa de tecnologias e as diferentes configurações possiveis.

Paticularmente gostei da ferramenta de virtualização onde após escolher o numero de servidores que estarão no ambiente, suas funções, o tipo de storage e a previsão de uso dos hosts ele dá não só uma lista de dados mas também diagramas do ambiente recomendado.

Divirta-se com essas ferramentas e entenda como as soluçoes que envolvem ambientes precisam ser muito bem planejadas com as dicas que o “Consultor Virtual” da Dell pode lhe dar.

image

Posted: fev 17 2012, 09:30 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Treinamentos Oficiais e Certificação para SQL Server 2012

Foi anunciado em um video pelo time de Learning como serão os treinamentos e os exames de certificação para o SQL Server 2012, porem notem que os numeros de MOC e exame podem ainda ser alterados.

Apesar do video ser “fechado” para os MCTs, é possivel baixar o ppt em http://www.mctsummit.org/Session/Details/4 que inclui informações sobre as VMs que estão sendo planeados e detalhes de cada novo MOC.

Entre as principais novidades estão:

  • Recertificação a cada 3 anos com um exame especifico, que foi uma mudança solicitada por uma pesquisa feita no site Born to Learn
  • Alinhamento entre MOC e exame que a muitos anos nós como MCTs solicitavamos
  • Exames com maior dificuldade e baseado em testar dominio do assunto ao invés de “decoreba” como acontece hoje, com perguntas muito voltadas a “onde eu clico” e não “porque fazer isso”
  • Labs baseados em cenário e não em ferramentas como é hoje nos MOCs, onde muitas vezes não entendemos o que é feito no lab, já que o cenário não fica claro. Por exemplo, ligar uma determinada opção e ver que não funciona mais a query anterior, sendo que não teria nada a ver com a prática que usamos
  • Apenas duas trilhas, DBA e BI. Hoje temos 3 trilhas: DBA Administrador, DBA Desenvolvedor e BI, sendo que não faz sentido existir um DBA que não desenvolve SPs, Triggers e outros
  • Atualização dos treinamentos e exames atuais para o SQL Server 2008 R2 que será já a partir de dezembro

Seguem abaixo alguns dos slides do ppt da apresentação:

image

image

image

image

Posted: nov 19 2011, 15:08 by msincic | Comentários (2) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filed under: Certificação | SQL Server

Erro 0x85640004 e SP1 do .NET Framework 3.5 ao Instalar o SQL Server 2012 RC0

Ontem foi disponibilizado o link do SQL Server 2012 RC0 e claro que vou instalar para iniciar alguns testes.

Erro 0x85640004

Porem, sempre nesta tela ocorria o erro acima ao escolher um usuário para o Distributed Replay Controller, que é uma das novas features com o objetivo de fazer testes de workload:

image

A mensagem do erro: “There was a failure to validate setting CTLRUSERS in validaton function ValidateUsers.”

A solução é deixar sem escolher usuários, seja pelo botão Add Current User ou Add… pois o erro ocorrerá da mesma forma.

Se desejar inserir ou alterar o usuário padrão siga os passos deste paper: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/gg471531(SQL.110).aspx

.NET Framework

Outro problema ao instalar é a solicitação do SP1 do .NET Framework 3.5:

image

Se você está utilizando o Windows 7 ou Windows 2008 R2 com SP1 o .NET Framework não aceita a instalação da versão 3.5, pois estes dois sistemas operacionais já possuem a versão 3.5.1 embutida.

Neste caso a solução é abrir o Server Manager do Windows e instalar a Feature, ou pelo Adicionar e Remover do Windows 7:

image

Como o framework embutido nestes dois SOs é mais recente ignore a mensagem de erro do SQL e após a instalação da feature clique em Rerun e continue a instalação.

Posted: nov 18 2011, 18:05 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filed under: SQL Server | Windows

O que é e como calcular IOPS (Exchange, SQL, SharePoint, etc)?

Esta pergunta é frequente, principalmente porque como consultor de soluções da Dell que é um fabricante de hardware temos que saber.

O que são IOPS?

É o número de operações por segundo que um disco individual consegue chegar. Por exemplo, um disco SAS de 10K consegue em média 140 IOPS.

Esta velocidade é padrão na industria com variações entre modelos, mas podemos ter uma base do que é aceitável e o fabricante do disco poderá lhe informar este número.

Porem, note que a diferença é muito grande, principalmente levando em conta os novos discos SSD. Por exemplo, o disco X25-E da Intel (Veja o pdf com as caracteristicas em http://download.intel.com/design/flash/nand/extreme/extreme-sata-ssd-datasheet.pdf) chega a números 30 vezes maiores que os discos SAS e SATA.

image

Porque o IOPS é tão importante?

Esta pergunta é óbvia, mas a explicação pode não ser tão simples. Acontece que na maioria dos casos temos a tendencia de minimizar a questão dizendo que é “performance” ou “percepção do usuário” mas na verdade pode impactar diretamente no funcionando de um aplicativo, em alguns casos até inviabilizando.

Por exemplo, um ambiente Exchange 2003 com 2 mil caixas de correio precisa de 1,5 mil IOPS e este número não é fácil de alcançar. O SQL Server para um banco de dados do SharePoint precisa de 5 mil IOPS para funcionar.

Como calcular o IOPS?

Multiplique o total de discos pelo tipo de RAID e conseguirá o seu número. Segue alguns exemplos:

image

O RAID 1, RAID 10 ou RAID 0 irá lhe proporcional o maior numero de IOPS possivel, já o RAID 5 o calculo leva em conta 1 disco a menos e no RAID 50 2 discos a menos para as paridades.

Como conseguir o maior IOPS possivel com maior capacidade?

Temos tres formas de fazer isso:

  1. Utilize discos de alta performance, como os SAS de 15K ou o SSD, porem são caros e no caso do SSD de tamanhos de apenas 32/50/64/100GB
  2. Utilize o tipo de RAID apropriado para a performance e não visando o tamanho desejado como muitos hoje fazem, o que muitas vezes implica em utilizar RAID 10 para ter a performance total ao invés de RAID 50, perderiamos em capacidade mas ganhamos em performance
  3. Compre um storage que trabalha com as LUNs virtuais, ou seja, ele aloca os dados nos discos conforme a necessidade deste dado e não necessita dizer o tipo de RAID

O que são as LUNs virtuais?

Não vamos entrar no ponto técnico já que este é bem mais complexo, porem podemos entender o que é esta nova tecnologia sem nos tornarmos especialistas em storage.

Usando os storages da Dell como exemplo, o MD3200i trabalha com LUNs da forma normal que conhecemos. Você indica que os discos X a Y formam o RAID 0, de Z a W o RAID 5 e assim por diante. Ou seja, mapeamos diretamente os discos e ficamos dependentes da capacidade de IO individual de cada um.

Já na série EqualLogic podemos definir o tamanho da LUN sem indicar os discos e o próprio storage irá alocar automaticamente os dados mais acessados nos discos mais rápidos (!!!!!!!!!!). Você deve estar achando que é brincadeira ou algo do tipo “conceito”, mas não é!!

Os novos storages vendidos pela Dell, EMC, IBM e outros são inteligentes e permitem misturar os discos. Por exemplo, posso colocar discos SSD na gaveta do storage e mais uma gaveta adicional com 24 discos de 15K SAS e não me preocupar se a LUN que criei está nos discos mais performáticos, quem fará este trabalho é o storage.

E, o mais interessante, quando o storage “perceber” que determinado dado (LUN) é mais acessado que outro ele irá realocar para os discos mais rápidos e fazer o shift dos dados sem intervenção e queda de performance, já que trabalha em background e automático !!!!

Referencias interessantes

Como calcular IOPS para Exchange 2003 http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb125019(EXCHG.65).aspx

Como calcular IOPS para Exchange 2010 http://technet.microsoft.com/en-us/library/ee832791.aspx

Como calcular IOPS para o SQL do SharePoint 2010 http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc298801.aspx

Utilitário para medir IOPS para o SQL Server (SQLIO) http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?displaylang=br&id=20163

Referencia do EqualLogic S6000 http://www.equallogic.com/products/default.aspx?id=9511

Posted: jul 03 2011, 13:53 by msincic | Comentários (2) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Atualizado: Baixe todos os Infrastructure Planning and Design (IPD) guides da Microsoft JUNTOS !!!

Pois é, todos sabemos que a Microsoft tem os IPDs para seus produtos. Mas para quem não sabe IPD é o guia para planejamento e design que o ajuda a montar projetos de implementação.

Foi acrescentado os IPD para o BPOS, atualizado os de virtualização e de System Center, alem do Exchange 2010 e SCSM.

Por exemplo, o guia do SQL Server 2008 R2 é dividido em 8 tarefas que devem ser documentadas para uma implementação satisfatória. Ele também contem links para referencias técnicas, um ppt para apresentação do guia e um documento do visio com o modelo de implementação.

A grande sacada é que existe como baixar todos os IPDs juntos, desde sistema operacional de cliente até Datacenters, passando pelo Sharepoint, SQL, familia System Center e por ai afora !!!

Use este link para baixar todos os IPDs: http://download.microsoft.com/download/5/B/C/5BC966BC-47D8-41DF-95F2-FA9A2D816258/IPD%20-%20All.zip

Use este link para baixar IPDs individuais: http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyId=AD3921FB-8224-4681-9064-075FDF042B0C&displaylang=en

Veja a lista dos IPDs disponiveis na data de hoje:

  • New! Exchange Server
  • New! System Center Service Manager
  • Updated! Exchange Online—Evaluating Software-plus-Services
  • Updated! SharePoint Online—Evaluating Software-plus-Services
  • Active Directory Certificate Services
  • Active Directory Domain Services
  • DirectAccess
  • Dynamic Datacenter
  • File Services
  • Forefront Identity Manager 2010
  • Forefront Unified Access Gateway
  • Internet Information Services
  • IPD Series Introduction
  • Microsoft Application Virtualization 4.6
  • Microsoft Enterprise Desktop Virtualization (MED-V)
  • Print Services
  • Selecting the Right NAP Architecture
  • Selecting the Right Virtualization Technology
  • SQL Server
  • System Center Configuration Manager 2007 SP1 with R2
  • System Center Data Protection Manager 2007 with SP1
  • System Center Operations Manager 2007
  • System Center Virtual Machine Manager 2008
  • Terminal Services
  • Windows Deployment Services
  • Windows Optimized Desktop Scenarios
  • Windows Server 2008 R2 Remote Desktop Services
  • Windows Server Virtualization (for Windows Server 2008 Hyper-V)
  • Windows User State Virtualization
Login
Marcelo de Moraes Sincic | Novo ebook Gratuito Sobre Data Protection Manager (DPM)
MVP: System Center Cloud and Datacenter Management, MCT, MCSE, MCITP, MCPD, MCDBA
MVP Logo

Pageviews 2019: 2525143
Pageviews 2018: 4296564
Pageviews 2017: 4351543
Pageviews 2016: 3991973
Pageviews 2015: 2675433
Pageviews 2014: 2664208
Pageviews 2013: 2399409
Pageviews 2012: 3209633
Pageviews 2011: 2730038
Pageviews 2010: 1470924
Pageviews 2009: 64608

Últimos posts

Categorias

Arquivo

Tags

Novo ebook Gratuito Sobre Data Protection Manager (DPM)

A Microsoft divulgou semana passada um interessante livro para quem quer utilizar o Azure junto com o System Center Data Protection Manager como ferramenta de Backup.

Capturar2

O livro trata dos conceitos basicos do DPM e se aprofunda na integração com o Microsoft Azure, alem de conceitos básicos de proteção de dados e outras plataformas.

Capturar

Para baixar o livro pode-se usar o link do blog em http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2015/06/15/free-ebook-microsoft-system-center-data-protection-for-the-hybrid-cloud.aspx

Tambem é possivel ver todos os livros gratuitos da Microsoft em http://www.microsoftvirtualacademy.com/ebooks#9780735695832

Os comentários estão fechados
Login