Foi anunciado em um video pelo time de Learning como serão os treinamentos e os exames de certificação para o SQL Server 2012, porem notem que os numeros de MOC e exame podem ainda ser alterados.
Apesar do video ser “fechado” para os MCTs, é possivel baixar o ppt em http://www.mctsummit.org/Session/Details/4 que inclui informações sobre as VMs que estão sendo planeados e detalhes de cada novo MOC.
Entre as principais novidades estão:
- Recertificação a cada 3 anos com um exame especifico, que foi uma mudança solicitada por uma pesquisa feita no site Born to Learn
- Alinhamento entre MOC e exame que a muitos anos nós como MCTs solicitavamos
- Exames com maior dificuldade e baseado em testar dominio do assunto ao invés de “decoreba” como acontece hoje, com perguntas muito voltadas a “onde eu clico” e não “porque fazer isso”
- Labs baseados em cenário e não em ferramentas como é hoje nos MOCs, onde muitas vezes não entendemos o que é feito no lab, já que o cenário não fica claro. Por exemplo, ligar uma determinada opção e ver que não funciona mais a query anterior, sendo que não teria nada a ver com a prática que usamos
- Apenas duas trilhas, DBA e BI. Hoje temos 3 trilhas: DBA Administrador, DBA Desenvolvedor e BI, sendo que não faz sentido existir um DBA que não desenvolve SPs, Triggers e outros
- Atualização dos treinamentos e exames atuais para o SQL Server 2008 R2 que será já a partir de dezembro
Seguem abaixo alguns dos slides do ppt da apresentação:
Ontem foi disponibilizado o link do SQL Server 2012 RC0 e claro que vou instalar para iniciar alguns testes.
Erro 0x85640004
Porem, sempre nesta tela ocorria o erro acima ao escolher um usuário para o Distributed Replay Controller, que é uma das novas features com o objetivo de fazer testes de workload:
A mensagem do erro: “There was a failure to validate setting CTLRUSERS in validaton function ValidateUsers.”
A solução é deixar sem escolher usuários, seja pelo botão Add Current User ou Add… pois o erro ocorrerá da mesma forma.
Se desejar inserir ou alterar o usuário padrão siga os passos deste paper: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/gg471531(SQL.110).aspx
.NET Framework
Outro problema ao instalar é a solicitação do SP1 do .NET Framework 3.5:
Se você está utilizando o Windows 7 ou Windows 2008 R2 com SP1 o .NET Framework não aceita a instalação da versão 3.5, pois estes dois sistemas operacionais já possuem a versão 3.5.1 embutida.
Neste caso a solução é abrir o Server Manager do Windows e instalar a Feature, ou pelo Adicionar e Remover do Windows 7:
Como o framework embutido nestes dois SOs é mais recente ignore a mensagem de erro do SQL e após a instalação da feature clique em Rerun e continue a instalação.
Um situação não muito comum, mas que já me aconteceu no passado e ontem novamente é a colocação da etiqueta de código de barras em um tape depois deste já ter sido utilizado.
Nota: Este tópico também se aplica ao DPM 2007, mas neste caso é necessário mudar o nome da instância no comando.
SINTOMA
Após colocar um novo barcode ou retirar o que já existia o tape aparecerá na lista como “SUSPECT” e receberá alertas de mal funcionamento na unidade de fitas.
CAUSA
Ao utilizar uma fita que não tenha uma etiqueta de barcode o DPM gera um numero identificador na fita, chamado de OMID (on-media ID) e registra esse no banco de dados SQL Server.
Ao colocar ou substituir a etiqueta com o barcode o DPM fica com os dados de backup duplicados e passa a entender que se trata de outra fita, com os mesmos backups. Com isso a fita passa a ficar como SUSPECT.
SOLUÇÃO
O mais óbvio é colocar os barcodes ANTES de utilizar as fitas.
Porem, se ocorreu o acima execute o comando abaixo:
osql -E -S localhost\MSDPM2010 -d DPMDB -Q "UPDATE tbl_MM_ArchiveMedia SET IsSuspect = 0"
Este comando irá executar uma query no SQL Server resetando o flag “IsSuspect” de todas as fitas para falso, o que gerará outro estado no console do DPM que é “Imported”.
Após isso, executa o inventário completo e o DPM recuperará as informações da fita, porem nas experiências que já tive não será possivel fazer o restore já que a referencia no banco de dados que o console utilizou foi o OMID e não o barcode na ocasião. O ideal neste caso é marcar as fitas como “free” e re-executar os backups.
Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb808923.aspx