Com o lançamento oficial do System Center 2019 semana passada agora já podemos testar a migração da versão final.
https://cloudblogs.microsoft.com/windowsserver/2019/03/07/coming-soon-microsoft-system-center-2019?wt.mc_id=4029139
Nova Politica de Versões
Na nova politica de versões do System Center, não haverá os canais Semi-Anuais como Windows.
Ou seja, você terá a versão 2019 por aproximadamente 3 anos com os updates que em geral ocorrem 3 vezes por ano.
Isso significa que diferente das primeiras versões que foram o 1801 e 1807, daqui em diante não teremos mais esse mesmo tipo de nomenclatura retornando ao antigo modelo de versões com updates (2019 UR 99).
Importante: System Center Configuration Manager continua com o canal Semi-Anual
https://docs.microsoft.com/en-us/system-center/ltsc-and-sac-overview?wt.mc_id=4029139
Executando o Upgrade
No mesmo documento acima, vemos o suporte para upgrade in-place que é garantido até as ultimas 2 versões.
Isso significa que os usuários das versões 2012 R2 precisarão primeiro fazer o upgrade para a 1801 e depois para o SC 2019.
Importante: System Center Configuration Manager terá as regras de update diferentes, dependendo do canal escolhido
Assim como o upgrade da versão 2016 para a 1801 foi tranquila e já demonstrei aqui http://www.marcelosincic.com.br/post/System-Center-2019-e-Windows-Server-2019-Upgrade-in-place.aspx, a migração do 2019 tambem foi bem satisfatória.
Todos eles precisamos apenas confirmar a instalação, apenas com excessão do SCOM e VMM que é necessário o upgrade de agentes.
O DPM não executei o upgrade pois atualmente utilizo o Microsoft Azure Backup que é um subset especializado para backup no Azure.
System Center Operations Manager (SCOM)
No caso do SCOM uma mudança é agora poder ativar pela interface no “About”, antes era necessário fazer pelo PowerShell com o comando Set-SCOMLicense.
Lembrando que no caso do SCOM é necessário autorizar o upgrade do agente para todos os servidores logo após a instalação. Caso não o faça continuará havendo comunicação, mas ele irá criar alertas constantes de aviso e novos recursos podem ocasionar falha nos agentes.
System Center Service Manager (SCSM) e System Center Orchestrator (SCO)
Literalmente nada precisou ser feito ou alterado e o mesmo aconteceu com o Orchestrator.
System Center Virtual Machine Manager (SCVMM ou VMM)
O VMM já exigiu um pouco mais de trabalho, pois é necessário rever as contas no “Run-AS” que agora limita contas locais e reinstalar os agentes.
No meu caso, fiz o exercicio de desinstalar para validar se apenas utilizando o banco de dados retornaria e funcionou!